Viajando aprendemos bastante sobre o lugar de onde viemos e fazemos muitos amigos (inclusive outros viajantes), o que nos estimula a seguir viagem rumo a suas cidades para conhecê-las. O problema é que não podemos nos demorar, mas quando voltamos às nossas casas, temos mais motivos para rever estes amigos, assim, passamos a trabalhar em novos roteiros de viagens e nos lançamos com mais energia em todos os nossos demais projetos. - Alberto Jr.

Pesquisar este blog

Testando Equipamentos

Conforme planejado, todos equipamentos necessários para o Mochilão Austral já foram adquiridos e agora, tudo está sendo testado, pois a idéia é se familiarizar com os "equipos" e aos poucos ir se especializando no assunto.


Os bastões de caminhada foram enviados para uma revisão na Azteq, em São Paulo, pois eles foram muito requisitados durante o Mochilão pela América do Sul, principalmente ao longo da trilha Inca e não estavam funcionando muito bem quando voltei pra casa.

Estou vestindo as roupas técnicas no dia a dia e até então os resultados tem sido fantásticos. As camisetas Solo Ion Lite contam com nanotecnologia e fios de prata e já aguentaram até 15 dias (em condições normais de uso) sem precisarem de lavagem, por exemplo, para ir ao trabalho, shoppings, shows, etc. O impressionante é que o peso da camiseta manga curta é de 99gramas e é possível utilizar manga comprida mesmo nos dias mais quentes em Salvador!! Nas noites mais frias utilizo as camisas e calças "2a. pele" das marcas Solo e Mountagne e o desempenho também tem sido ótimo!!

O kit de higiene e primeiros socorros montado a partir de uma necessaire Azteq também tem dado bons resultados. Detalhe para o frasco porta-perfume com borrifador, que por ser de rosca, pode ser facilmente recarregável, tranportando 15ml e dependendo do uso, tem autonomia mínima de 45 dias. O conjunto sabonete líquido-esponja também tem surpreendido nos resultados e me parece que sua autonomia e eficiência superam de longe o tradicional sabonete em barra.  Agora vou pesar quantidades equivalentes dos dois tipos de produtos para ver se estou certo.

O kit de cozinha foi montado com um kit de panela 700ml+caçarola+cabo universal +copo com alça tudo em alumínio, da Guepardo, pesando em torno de 250gramas, somando a isso uma espiriteira a álcool Azteq de alumínio com capacidade de 150ml e autonomia de +-45min, pesando +-200gramas. É possível transportar álcool numa garrafa de água mineral de 500ml com autonomia média de 4 refeições completas.


Na medida em que me familiarizo com o kit de cozinha, estou elaborando umas receitas mochileiras bem práticas. Nada de miojo!!! O recorde na preparação de comida para uma ou duas pessoas é de 31 minutos!! Por enquanto já foram elaboradas 2 tipos de macarronadas integrais e os ingredientes básicos são: macarrão, soja, calabresa, trigo partido para kibe, ovos, extrato de tomate, tomate, cebola, pimentão, cogumelos, sal e alho. Pra completar, uma seleta de legumes em embalagem tetra-pack, que pode servir 2 pessoas por 2 dias. O único inconveniente é a água, que aumenta bastante o peso da bagagem. O póximo passo é procurar umas embalagens "zip lock", para carregar somente os legumes e ver quanto tempo podem durar. Além disso, diversificar o cardápio com arroz, lentilha e ervilha. Além disso, com uma caixinha de creme de leite e uma lata de atum pode-se fazer uma pasta para pôr no pão de centeio integral fatiado, que vai bem com acocolatado e leite em pó no acampamento.


A grande novidade é uma barraca  da marca Manaslu, modelo Discovery Mountain, que foi adquirida há alguns meses, quando ainda estava em atividade de campo no mês de abril e que só chegou na segunda 25 de maio. O detalhe é que a Manaslu só utiliza produtos  100% brasileiros e fabrica as barracas de melhor qualidade no Brasil, chegando a ter qualidade semelhante às melhores marcas internacionais. Sonhei com esta peça durante anos, até que finalmente pude adquirí-la, agora só falta testá-la.

Até breve!!
Alberto Jr.

2 comentários:

Unknown disse...

Ô cara pensei que era a cozinha da Rosângela...hahaha

Cara, não é melhor vc fazer um macarrão alho e óleo, menos ingredientes, não? extrato de tomate com tomate..corta alguma coisa, deve ficar menos ingredientes...variedade é legal, mas lembra da dieta nso andes, dieta do pollo..haha papas, pollo e arroz e vice versa, não tivemos problemas..

Um abraço!!

Josemar

Alberto Santos Moreira Junior disse...

Cara, as receitas são muito flexíveis, principalmente pq a disponibilidade de produtos varia muito geograficamente. Vc tá ligado, a cozinha é uma arte igual à alquimia, vc está sempre experimentando alguma coisa nova.
E me parece que quando estamos com fome a comida fica melhor, pois nossos sentidos estão aguçados e isso nos ajuda muito!!

Postar um comentário

 
Copyright 2009 NA ROTA DO DESTINO
Design by BloggerThemes